segunda-feira, 20 de junho de 2011

Início do desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de curso

Olá pessoal,
A partir de hoje vou postar todo o desenvolvimento do meu trabalho de conclusão de curso.
Meu trabalho será o desenvolvimento de um software de gestão escolar que terá como base as informações da Escola Municipal Norma Borges Beluco onde fiz estágio e observei que seria uma oportunidade de fornecer um serviço as pessoas que la trabalham, e que contribuiram de alguma forma para o meu desenvolvimento.

Abaixo algumas das funcionalidades que o sistema deve desempenhar que estão descritas no projeto:
  • O sistema deverá matricular os alunos. O cadastro deverá conter informações do aluno como nome, sexo, cor/raça, NIS (número de inscrição social), data de nascimento, naturalidade, estado, endereço, bairro, telefones, nome do pai, nome da mãe, profissão dos pais;
  • O cadastro de funcionários deverá conter os seguintes itens: nome, cargo, matricula, e-mail, tipo de contrato, data de admissão, escolaridade, habilitação, especialização, filiação, data de nascimento, local de nascimento, estado, estado civil, nome do cônjuge, local de trabalho do cônjuge, carteira de identidade, órgão expedidor, CPF, titulo de eleitor, seção, zona, endereço, bairro, telefone, nome dos filhos, data de nascimento dos filhos;
  • As turmas deverão ser criadas com nome da série e sala onde ficará a turma e deverá conter a seguinte limitação: somente os alunos devidamente matriculados poderão constar nas turmas;
  • Nas turmas deverão ser cadastrados os professores que ministram aulas e qual matéria eles aplicam nessa turma;
  • O professor cadastrará avaliação no sistema com valor da avaliação, data, horário;
  • O professor fará o cadastramento da frequência diária informando ao sistema os alunos faltantes da turma no determinado dia;
  • As secretárias poderão cadastrar eventos da escola sendo emitido um aviso no sistema de quanto tempo falta para o evento. No cadastro do evento deverá conter nome do evento, data de realização, local, horário e observações;
  • O sistema deverá conter um controle de ocorrências registradas ao aluno, que contará com os seguintes itens: o nome do aluno, a turma, professor que aplicou a ocorrência, filiação, motivo, data da ultima ocorrência. O sistema deverá emitir um aviso caso a ultima ocorrência seja recente.
  • Deverá conter no sistema um relatório de certificado de conclusão com dados do aluno, ano de conclusão da determinada série e histórico escolar. Este histórico deverá conter o estabelecimento de ensino daquele ano, município, unidade federativa, percentual mínimo para promoção, dias letivos anuais, carga horária anual, notas por matéria, carga horária curricular, aproveitamento e frequência resultado final;
  • Quando solicitado o sistema poderá emitir uma declaração de frequência com nome e ano que o aluno está matriculado. Se o aluno não estiver frequente a mesma não poderá ser emitida.
  • O aluno no qual deseja mudar de escola solicitará uma declaração de transferência que será emitida pelo sistema com informações do aluno e ano que cursou ou está cursando.
  • Os boletins dos alunos serão gerados de forma automática pelo sistema sendo necessária somente a impressão, com destaque em cores diferentes para notas acima e abaixo da média;
A metodologia utilizado para o seu desenvolvimento será o RUP - Rational Unifield Process. Construi algumas tabelas utilizadas no projeto para demonstrar o uso do RUP.


Fase
Iteração
Descrição Geral
Concepção
Única
Definição da viabilidade do desenvolvimento do software e definição dos requisitos essenciais do sistema.
Elaboração
Elaboração do projeto de arquitetura dos módulos
Elaboração do projeto de arquitetura dos módulos
Construção
Implementação dos módulos
Implementação dos módulos
Transição
Única
Entrega do software. Realização da implantação, acompanhamento e qualidade do software. Capacitação dos usuários.
Tabela 4 - Descrição das atividades das fases do projeto
 
A seguir será feito o detalhamento das fases do projeto, demonstrando as atividades desenvolvidas, artefatos produzidos e ferramentas utilizadas em cada fase do projeto.
A fase de concepção é constituída de apenas uma iteração, como mostrado na tabela 5. Nessa fase os principais artefatos gerados são os planos de projeto e documento de especificação de requisitos básico, esses artefatos devem ser aprovados pelo gerente do projeto.

Disciplina
Atividade
Ferramenta
Artefato
Modelagem de Negócio
Criar glossário de termos
Word
Documento de especificação de requisitos.
Requisitos
Levantamento de requisitos
Word
Documento de especificação de requisitos.
Modelagem do caso de uso que modela o contexto
Jude
Caso de uso que modela o contexto.
Capturar os requisitos não funcionais
Word
Documento de especificação de requisitos.
Detalhar os requisitos funcionais
Word
Documento de especificação de requisitos.
Análise e Design
Elaborar o DER conceitual
Case Studio
DER conceitual.
Gerência de projeto
Elaborar o planejamento do projeto
Word / Project
Plano de desenvolvimento.
Priorizar casos de uso
Word
Casos de uso priorizados.
Gerencia de configuração e mudança
Controlar versão
SVN
Versões úteis
Ambiente
Preparar ambiente para concepção
SVN, Word, Jude, Case Studio, Project
Ambiente Preparado
Tabela 5 - Descrição das atividades da única iteração da fase de Concepção do projeto

Na tabela 6 são demonstrados as atividades e os artefatos gerados da fase de elaboração. Essa fase constitui-se de duas iterações com as mesmas atividades, ferramentas e artefatos. Cada iteração ficará responsável por um módulo do sistema, fazendo-se necessárias duas iterações.

Disciplina
Atividade
Ferramenta
Artefato
Modelagem de Negócio
Descrever as regras de negócio
Word
Documento de arquitetura de negócio
Requisitos
Refinamento dos requisitos
Jude
Documento de especificação de requisitos.
Detalhar os requisitos de software
Word
Documento de especificação de requisitos.
Análise e Design
Arquitetura
Jude
Desing de subsistemas
Implementação
Criação das primeiras classes
Visual Studio
Classes
Gerência de projeto
Previsão dos riscos
Word / Project
Plano de gerenciamento dos riscos e lista de riscos
Gerencia de configuração e mudança
Controlar versão
SVN
Versões utéis
Ambiente
Preparar ambiente para elaboração
SQL Server
Ambiente Preparado
Tabela 6 - Descrição das atividades das iterações da fase de Elaboração do projeto

A tabela 7 mostra as disciplinas, atividades, ferramentas e os artefatos gerados pela fase de construção do projeto. Nessa fase, assim como na fase de elaboração, ocorrem duas iterações, cada iteração fica responsável por um módulo do sistema.

Disciplina
Atividade
Ferramenta
Artefato
Modelagem de negócio
Refinamento das regras de negócio
Word
Documento de arquitetura de negócio
Requisitos
Refinamento dos requisitos
Jude
Documento de especificação de requisitos.
Análise e Design
Refinamento do DER conceitual
Case Studio
DER conceitual.
Implementação
Criação do módulo executável
Visual Studio
Software executável do módulo
Teste
Realizar teste de versões
Word
Sumário de avaliação de teste
Realizar teste de integração
Visual Studio
Teste de integração
Implantação
Codificação
Visual Studio
Código implementado
Gerencia de configuração e mudança
Controlar versão
SVN
Versões úteis
Gerência de projeto
Controle de cronograma e marcos
Word / Project
Documento de versões
Ambiente
Preparar ambiente para construção
SQL Server
Ambiente Preparado
Tabela 7 - Descrição das atividades das iterações da fase de Construção do projeto

A última fase, de transição, finaliza o projeto verificando as necessidades finais, entrega e qualidade do software, como demonstra a tabela 8.

Disciplina
Atividade
Ferramenta
Artefato
Implementação
Refinamento das funcionalidades do sistema
Visual Studio
Software executável do módulo
Teste
Realizar teste de integração
Visual Studio
Teste de integração
Implantação
Verificar componentes e funções do sistema
Visual Studio
Funções verificadas
Gerencia de configuração e mudança
Verificar se há solicitação de mudança
Word
Documento de solicitação de mudança
Gerência de projeto
Verificar aceitação e qualidade do sistema
Word
Plano de aceitação e plano de garantia de qualidade
Ambiente
Preparar ambiente para transição

Ambiente Preparado
Tabela 8 - Descrição das atividades da única iteração da fase de Transição do projeto

Nas próximas postagens coloco mais detalhes sobre o projeto e como será o desenvolvimento.

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