quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Tutorial E-mail

Olá meus alunos e leitores do Blog do Bessa
vou começar aqui no blog uma seção de tutoriais por 2 motivos: o 1º não vai dar tempo de aprofundar no assunto com minhas turmas (acabei enrolando) e 2º pra quem não conhece aprender um pouco mais sobre o e-mail.
Pegamos como base o hotmail
Então vamos lá

Para acessar o e-mail basta acessar o site www.hotmail.com

Acessando o E-mail
Nessa tela você digitará seu endereço de e-mail (completo, sem espaço, com ponto se houver) sem esquecer do @hotmail.com ou @hotmail.com.br ou @live.com



Depois de digitar é só clicar no entrar!
Ao entrar no e-mail vai aparecer uma tela assim


Nessa tela aparecem algumas novidades, porém para acessar seus e-mails você deve clicar no hotmail em destaque na imagem
Depois desse etapa aparece essa tela que é a Caixa de entrada. A caixa de entrada é a pasta onde fica os e-mais recebidos, vale destacar que os e-mais que ainda não foram lido ficaram com um desenho em amarelo como se a carta estivesse fechada.
Para ler o e-mail basta clicar em uma das mensagens e pronto você já está no e-mail, caso queira voltar a caixa de entrada é só clicar do lado esquerdo na opção Caixa de entrada.










Enviando novo E-mail 

Para enviar um novo e-mail também é fácil é só clicar no botão novo como mostra na imagem


Será carregado alguns campos para serem preenchidos

 Você deve preencher estes campos em destaque. O campo PARA e o CONTEÚDO DA MENSAGEM são obrigatórios. O PARA você irá colocar o e-mail completo do destinatário. O ASSUNTO apesar de não ser obrigatório sempre é colocado (como se fosse um título do e-mail). E o  CONTEÚDO DA MENSAGEM fica a seu critério!
Depois é só clicar em ENVIAR e pronto! Sua mensagem foi enviada!
Caso seja a primeira vez que você esta enviando um e-mail para aquela pessoa vai aparecer essa tela.

 Isso é para você adicionar o e-mail a sua lista de contato (como se fosse uma agenda). Nesses campos Nome e Sobrenome você pode colocar o que quiser. É uma forma de identificar a pessoa e nos próximos envios ao invés de digitar o e-mail do destinatário, você terá a opção de digitar somente o nome, sem a necessidade de decorar o endereço graaaaaaannnnnndde do e-mail.






 Responder, Responder a todos, Encaminhar, Excluir

 Quando você acessa um e-mail e quer respondê-lo tem algumas opções que são diferentes para cada necessidade.



Responder: Envia um e-mail com a mensagem recebida mais o conteúdo que você inseriu. A resposta é enviada somente ao remetente.
Exemplo: Enviei um e-mail a Maria e o João. Maria clicou em responder. O que ela escrever irá somente para mim. Não tem a necessidade de escrever no campo PARA e ASSUNTO só irá escrever o conteúdo.
Responder a todos: Envia um e-mail com a mensagem recebida mais o conteúdo que você inseriu. A diferença que é enviado a todos os destinatários que o remetente enviou (acho que ficou confuso). Exemplo: Enviei um e-mail a Maria e o João. Maria clicou em responder a todos. O que ela escrever irá para mim e para o João. Não tem a necessidade de escrever no campo PARA e ASSUNTO só irá escrever o conteúdo.
Encaminhar:Envia o e-mail recebido a outra pessoa.
Exemplo: Enviei um e-mail a Maria e o João. Maria clicou em encaminhar e mandou para Pedro. Então Pedro receberá a mensagem sem alterações que inicialmente eu mandei para Maria. Não tem a necessidade de escrever no campo ASSUNTO e CONTEÚDO, somente o campo PARA.
Excluir: Apaga o e-mail que você está lendo

 Ah! E não esquece de clicar no botão sair para sair com segurança do seu email



 Então é isso pessoal! Qualquer dúvida comente aqui no blog ou envie e-mail ou twitter ou facebook

3 comentários:

  1. José Carlos10/11/2011, 10:39

    Lucas muito legal seu blog! Me respondeu algumas perguntas que ninguem sabe responder sobre a diferença entre responder e responder a todos

    ResponderExcluir
  2. Cara! vou mostrar seu blog pra minha tia hahahaha
    toda vez ela me enche o saco pra ajudar ela com o email
    vlw aew

    ResponderExcluir
  3. legal velho
    o tutorial ajuda quem dá aula como eu...

    ResponderExcluir