quarta-feira, 21 de março de 2012

Entrevista Rio de Janeiro!



Ei pessoal!

Como alguns já sabem estive no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 18 para fazer uma entrevista de emprego para a vaga de desenvolvedor.net.

Gostaria de compartilhar algumas coisas que ocorreram na entrevista. A entrevista foi dividida em 3 partes classificatórias.

A primeira parte foi uma prova aberta onde com algumas das seguintes questões (não necessariamente nessa ordem)

1- Explique a diferença entre dataset e datareader.
2- Explique a diferença entre thread e process.
3- Qual a saída do código
        static void Main()
        {
            try
            {
                Console.WriteLine("executa try");
                return;
            }
            finally
            {
                Console.WriteLine("executa finaly");
            }
        }


4- Porque a tampa do boeiro é redonda? (quando vi essa até assustei! Sera que isso ta certo mesmo?)

5- Cite 3 padrões de projetos e explique 2.
6- O que é WCF?

e mais 3 perguntas que não me lembro detalhadamente, (tinha mais uma sobre padrões de projeto). Não achei a prova difícil, porém tinha estudado bastante sobre as linguagens de programação html, css, javascript, jquery, C#, ADO.NET.
Não imaginei que teria questões de padrões de projetos e pensei que teria alguma questão para criar um trecho de código.

A segunda parte da entrevista foi realizada com um gestor onde me passou a seguinte questão para ser resolvida.

Tenho 2 salas. Na 1ª sala tenho 3 interruptores e na 2ª tenho uma lâmpada. Você deve me dizer qual interruptor ascende a lâmpada, entretanto, você poderá ir na 2ª sala somente 1 vez e na volta terá que me dizer qual interruptor ascende a lâmpada. Você deve resolver em 5min.

Infelizmente não consegui resolver, então pedi que me desse a resposta.

Você teria que ligar a 1ª lâmpada e esperar 10 min, depois apague a 1ª e ligue a segunda. Agora se você for na 2ª sala você conseguirá responder. Se for o 2º interruptor a lâmpada estará acesa, se estiver apagada e você colocar a mão na lâmpada e ela estiver quente será o 1º interruptor se estiver fria será o 3º.

Depois disso conversamos sobre conhecimentos da linguagem e pretensão salarial e terminamos.
Hoje recebi a resposta de que não fui aprovado no processo seletivo, porém meu currículo fica cadastrado na empresa para vagas futuras.

Conclusão


Tiro de conclusão dessa viagem que as empresas não procuram pessoas que sejam feras na linguagem e sim no processo de criação, ferramentas utilizadas para o seu desenvolvimento, e principalmente na capacidade de entendimento e resolução de problemas.

Agradeço a empresa pela oportunidade. E vamos estudar né!
Se alguem tiver sugestões de livros e material para estudar .NET, WCF e padrões de projeto me envie por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário